segunda-feira, 27 de abril de 2009

Ultrasom 4D

Estive analisando esse "conceito" de ultrassom 4D. Mas que raio de 4D é esse? Pelo que me lembro, as três dimensões existentes são altura, largura e profundidade. Conversando com a turma na hora do almoço (e drante aqueles papos de boteco) surgiram algumas suposições:

O que seria o quarto D;

Seria a cor? (apesar que cor não é uma dimensão e ser apenas branco, preto e bege)
Seria a textura?
Seria a qualidade da imagem?
Seria a alma?

Porém, pesquisando na Net encontrei algumas possíveis respostas...
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080521102947AAav4xF

"Que eu saiba 3d e 4d são termos utilizados em ultrasonografia, siginificando ultrasom em 3 dimensões, aquele que gera uma imagem alaranjada mas muito definida do feto, e em 4 dimensões (altura, largura, profundidade e tempo), o que significa, na prática, um filme ou animação, no caso dos softwares 3d. Se você estiver falando de imagens estéreo, como aquelas que você enxerga a profundidade utilizando um óculos com lentes coloridas ou de matriz ativa, a diferença básica é que você tem que gerar duas imagens, uma para o olho esquerdo e outra para o olho direito, respeitando as regras de paralaxe. Existem plugins e scripts que fazem isso, como o xidmary (não lembro se é assim que se escreve, mas significa cross eyed mary), que você encontra no maxplugins.de. E sim, é possível fazer animações com essa tecnologia.
Se você está se referindo a outra coisa, me desculpe a ignorância mas eu não conheço."

Desculpe minha ignorância, mas não conhecia esse conceito de "Imagem estéreo", por isso ainda acho estranho, mas o conceito de "tempo" como dimensão faz mais sentido para esse quarto D. Porém, ainda acho que, por mais detalhado que seja, ele continua sendo 3D.

Ou não...

Nenhum comentário:

Postar um comentário