segunda-feira, 20 de julho de 2009

Paroxítona terminada em ditongo crescente

Nesse fim de semana, estavamos conversando se Júlio é acentuado ou não. Lembrei-me da régra gramatical que diz "paroxitonas terminadas em ditongo crescente são acentuadas". Mas foi levantada a hipótese de Júlio ser proparoxítona, sendo assim, todas as proparoxítonas são acentuadas.

Minha defesa em pról da paroxítona me trouxe a um blog de um professor de português que deu exemplo sobre o nome Júlia:

grafia do nome “Júlia”

Prof. Moreno, numa resposta anterior, o senhor afirmou que devemos escrever Júlia com acento. Porém, gostaria de saber se, com a aprovação das novas regras ortográficas, este nome continua a ser acentuado. Muito obrigada! Karla D. — Brasília

Prezada Karla, as novas regras não alteraram a acentuação das paroxítonas terminadas em ditongo crescente, como Mário, água, história, Júlia, etc. Como bem sabes, tanto a regra de 1943 quanto a atual consideram necessário marcar essas palavras com acento por causa da instabilidade intrínseca dos ditongos crescentes: numa pronúncia silabada, eles facilmente podem se desfazer, o que resulta no incremento de uma sílaba após a tônica. Júlia, por exemplo, tem duas sílabas na escrita (Jú-lia) e duas na fala (/jú-lia/), mas nada impede que, numa pronúncia escandida, ela passe a ter três (/jú-li-a/) — o que a tornaria, neste momento, uma proparoxítona. Para distinguir estas palavras das verdadeiras proparoxítonas, os gramáticos costumam chamá-las de proparoxítonas eventuais, relativas ou aparentes (podes ler mais sobre isso em paroxítona ou proparoxítona?). Este acento continua. Abraço. Prof. Moreno

http://wp.clicrbs.com.br/sualingua/2009/06/02/grafia-do-nome-julia/

10 comentários:

  1. olhe eu não entendo muito disso ai não mas Júlia se separa não é Jú-li-a??
    então porque Jú-lia é tão diferente!!!!!!!!
    ela é paroxítona ou proparoxítona???????
    ivan gomes
    de brasília-df
    ceilândia norte!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Robson da Fonsêca costa20 de novembro de 2009 às 17:35

    Para que os nomes Mário e Júlia sejam proparoxitonas, deixaram então de ser ditongos crescentes,tornando-se hiatos. Os hiatos não são duas vogais na sílaba "tônica", separadas? O mais correto analizando a regra, é classificá-las como paroxítonas.

    ResponderExcluir
  3. Valério Nascimento pergunta:
    Gostaria de saber: se as palavras paroxítonas terminadas em ditongo crescente podem se transformar em "proparoxítonas eventuais", como ficaria a palavra ÁGUA? Seria Á-GU-A?
    Obrigado

    ResponderExcluir
  4. nossa nao me ajudou em nada

    ResponderExcluir
  5. coloca uma coisa que possa nos ajudar

    ResponderExcluir
  6. eu nao entendo pq quando e monossilaba ,a palavra temque se paroxisitona nao proparoxitona

    ResponderExcluir
  7. Tenho também a mesma dúvida. Como sei se julia é paroxítona(Jú-lia) ou proparoxítona(Jú-li-a). Li em uma gramática que a palavra cárie é paroxítona e li em outra que a palavra série é proparoxítona. Me ajude a desvendar esse enigma.

    ResponderExcluir
  8. Creio que seja Paroxitona mesmo. Se fosse proparoxítona a sílaba tônica seria o "li" ai a acentuação deveria ser Ju-lí-a. Nesse caso acho que vale mais o som das sílabas do que a separação em si.

    ResponderExcluir
  9. A palavra ÓLEO é um ditongo crescente?

    ResponderExcluir