terça-feira, 14 de julho de 2009

Entrevista com o Bozo

Essa é uma transcrição da entrevista feita a revista Putz de 1999 com os dois atores que fizeram o Bozo no SBT: Luiz Ricardo e Arlindo Barreto. É um texto muito antigo que já circula na net há alguns anos.

Se é verdadeira ou não, não sei. Pelo menos é muito divertida.

--------------------------------------------------------------------------------
Luis Ricardo

Putz - Você ficava irado com qualquer modificação que os dublês faziam no personagem?
LR - Irado? Pô, o Bozo é um filho pra mim! Tinha muito show de Bozo falso e eu denunciava na delegacia. Tinha um ciúme louco do personagem.
Putz - Alguém no programa batia na molecada?
LR - Nunca, nunca... Nunca vi e nem fiquei sabendo de nenhum tipo de mau-trato.

Putz - Mas a molecada abusava, né?
LR - Se abusava? Minha canela era permanentemente roxa! A criançada ia ao programa e queria saber se o Bozo era de verdade... E era só chute na canela!

Putz - Quando você assumiu o papel de Bozo, o que mudou no programa?
LR - Antes de eu entrar, a estrutura do programa era enorme!!! Aí o Silvio Santos mandou todo o elenco embora e me colocou num estúdio com duas câmeras e o telefone, que era o 236-0873. O programa era o BOZO-MEMÓRIA e foi um estouro! A central da Telesp não aguentou tanta ligação e ficou congestionada. Era a primeira vez que isso acontecia com uma emissora de televisão... O Silvio teve que pagar uma multa enorme pra Telesp.

Putz - O Silvio Santos metia muito o bedelho no programa?
LR - Total, total. Mas era aquele negócio de ligar no camarim pra saber porque eu estava rouco... Ele tem a fase menina dos olhos, de tomar conta do programa... depois libera.

Putz - E o que rolava de engraçado no ar?
LR - Acontecia coisas do tipo "Alô, alô.. Bozo? Vai pra p... que o pariu!". Aí eu tinha que pensar rápido e respondia: "Alô, como? A ponte perto da sua casa caiu?". E desligava... Ou: "Bozo, Bozo... Vai tomar no c*!". E eu: "O quê? Sua casa está cheia de urubu?".

Putz - E a Bozolina?
LR - Quem fazia a Bozolina era eu! Era a minha voz! Na verdade, a Bozolina era o sonoplasta, que entrava com a minha voz toda vez que eu contava uma piada... Depois veio a Bozolinda e quem fazia era a flor, mas não funcionou...

Putz - E as marcas registradas do Bozo, era você quem criava também?
LR - Muita coisa era minha. A frase "Ah, que peninha!!!" é minha...

Putz - "Bitoca no meu nariz" também é sua?
LR - Não, essa não é minha... Essa foi do Arlindo (Barreto)... A Dança do Gansinho era minha, a DAnça da Perninha era minha, a coreografia do Chuveiro era minha...

Putz - Tem mais alguma história interessante do programa?
LR - Na época em que o programa era ao vivo então... Tinha um personagem, sem citar nomes, que fazia um quadro meio teatral, era um monólogo. Eu fiquei assistindo o monólogo e no meio do programa, ao vivo, a dentadura dele sai voando da boca e fica quicando no chão do estúdio. Deu um acesso de riso em todo mundo, acabou o quadro e foi pro comercial...

Putz - Tem mais
LR - Tem, claro... eu dormia nos intervalos do programa, durante os desenhos. Eu morava no cierco ainda, então acordava super cedo pra chegar no estúdio... Eu não aguentava... E pra dormir eu tirava a peruca e colocava o nariz na testa. Quando tocava a campainha avisando a hora que o programa voltava ao ar, eu colocava tudo de volta e ia pro meu lugar. Só que o pessoal começou a me sacanear! Tocavam a campainha antes da hora e, uma vez, mandei todo mundo à merda, mas dessa vez era de verdade! A vinheta rodando e eu mandando todo mundo à merda. Quando percebi que daquela vez não era sacanagem fiquei apavora e esqueci de pôr o nariz de volta. Quer dizer, o programa voltando ao ar, eu sonado, de mau humor, mandando todo mundo à merda... Já viu, né? E ainda com o nariz de palhaço na testa... aquilo foi uma zona!

Putz - Se te convidasse pra fazer o Bozo novamente, você aceitaria?
LR - Não faria. Quando eu estava saindo do SBT me fizeram esta proposta. O Bozo foi uma fase muito boa da minha vida, mas aceitar uma proposta dessas, seria como voltar no tempo. Eu aceitaria dirigir o programa, mas fazer o personagem novamente não dá...

--------------------------------------------------------------------------------
Arlindo Barreto, o Bozo Pastor


Putz - Como começou sua carreira?
AB - Eu fui educado, desde pequeno, no meio televisivo. Minha mãe era atriz (Márcia de Windsor), e cheguei a atuar em novelas da Globo, da Bandeirantes, filmes, teatro e comecei a ver na área de humor um grande desafio. Entrei na TVS, que na época era uma emissora pequena, pra trabalhar em comédia. O primeiro Bozo, que era o Wandeco Pipoca, não tinha muito jeito com crianças, falava muito palavrão e teve que sair por causa desses problemas. Então, entrou o Luis Ricardo, em seguida eu e depois o terceiro Bozo, que servia como stand by. Este terceiro era o Décio Roberto, que morreu de AIDS. Ele contraiu o HIV de uma moça que tinha o vírus e, infelizmente, veio a falecer.

Putz - E o que mudou no programa com a entrada de vocês?
AB - O programa deu uma alavancada. Por causa do marketing a gente foi obrigado a fazer um programa de 6 horas. O resto é história... 10 anos de carreira, 5 troféus imprensa, 3 discos de ouro. Fomos nomeados Embaixadores da Boa Vontade pela UNESCO. Um grande sucesso...

Putz - Você e o Luis Ricardo faziam uma boa dupla?
AB - Uma ótima dupla. A gente se dava muito bem, porque eu era ator e o Luis era um palhaço de picadeiro, filho de palhaço de circo. Então, a gente se completava.

Putz - Que tipo de coisa acontecia quando o programa estava no ar?
AB - Tanta coisa. Por exemplo: numa das brincadeiras do programa, eu estava com o menino no telefone e este garoto havia perdido o jogo. A voz dele ia pro ar, mas eu não conseguia ouvir, porque tava com algum problema no microfone. Quem estava em casa ouvia muito bem. O menino perdeu a brincadeira, ficou nervoso e disse "merda". Como eu não tava ouvindo, pedia pra ele repetir. E ele ficava gritando "merda" no telefone e me mandava tomar no c*! Fiquei nervoso, dei uma bronca no garoto, falei pra ele chamar seu pai, etc... Fui advertido por ter ficado nervoso na frente da câmera e o Luis veio me encher, dizendo que eu era um palhaço burro, gozando com a minha cara e dizendo que eu devia ficar quieto, não falar nada...

Putz - Com ele não aconteciam essas coisas?
AB - Num outro dia, eu estava em casa vendo o programa e o Luis é quem estava apresentando. De repente, um outro garoto, no telefone também, mandou o Bozo tomar no c*! Você sabe o que o Luis respondeu? Que preferia tomar num copo porque é mais limpo... É claro que ele foi advertido também e no dia seguinte eu cheguei pra ele e disse a mesma coisa que ele havia dito pra mim: que ele era um palhaço burro e que devia ficar quieto...

Putz - Tem mais?
AB - Teve um dia que o nariz do Bozo, que era uma bolhinha de frescobol presa com um elástico, arrebentou no ar. Eu fiquei com aquela cara branca, ao vivo e sem o nariz. Foi horrível, mas como em quase todos os programas, eu improvisei. Fiquei segurando o nariz com um dedo e comecei a cantar aquel musiquinha: "Quem gosta do palhaço Bozo, sabe onde é o nariz...".

Putz - E hoje? O que você está fazendo?
AB - Hoje eu sou um homem de 45 anos, casado, absolutamente sóbrio, restaurado, regenerado, com 3 lindos filhos. Continuo me preparando, estudando e procuro crescer no amor e na graça de Jesus Cristo. Eu faço parte de um circo da Igreja Batista, chamado Tenda da Esperança. Eu, como Bozo, junto com dentistas, médicos, etc. levamos assistência médica e uma palavra de amor e paz pras comunidades pobres. Deus levantou um palhaço pra falar sério a um povo que diz falar sério, mas que só faz palhaçada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário